Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Ano: 2012 / Páginas: 384
Editora: Intrínseca
Skoob:
Adicione
Compre: Submarino | Amazon | Americanas | Saraiva 

Feita de Fumaça e osso é uma trilogia. O 2º se chama ‘Dias de sangue e estrelas’ e o 3º Sonhos com Deuses e monstros!

“Um romance de tirar o fôlego, sobre destino, esperança e a busca de si mesmo” The New York Times.

SINOPSE: Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.

Karou é uma garota de 17 anos bem incomum: seu cabelo nasce da cor azul, sabe falar mais de 10 línguas, possui tatuagens que não se lembra de ter feito, é órfã e foi criada por criaturas mágicas. Sua única referência de família, são os quimeras, seres mitológicos: Brimstone – aquele que ela considera como pai – Issa, Twiga e Yasri – suas “irmãs”. Brimstone possui uma loja secreta, onde consegue abrir portais para todo o mundo. Ele presenteia Karou com ‘colares do desejo’, onde basta que ela segure uma conta do colar e faça um pedido, para ele se realizar em instantes. E ela se aproveita disso e faz os pedidos mais loucos e inusitados.

Era uma vez uma garotinha que foi criada por monstros. Mas anjos queimaram a entrada do seu mundo e ela ficou completamente sozinha.

Brimstone sempre passou tarefas para ela cumprir e estas sempre envolvem a busca por dentes, não importando os tipos ou tamanhos, Karou sempre os trazia para ele. Afinal, por que ele quer tantos dentes?

Karou nunca conseguiu fazer suas amizades durarem muito, pois sempre teria que explicar porque saía correndo sempre que seu ‘pai’ lhe chama para um serviço. Sua amizade mais longa até hoje é Zuzana. Elas frequentam a escola de artes e passam algum tempo juntas, mas Zuze não sabe da vida secreta da amiga. Isso deixa Karou frustrada, porque ela sente que sua vida não é só aquilo, sabe que devia estar em outro lugar, fazendo outras coisas. Sabe que não pertence a esse mundo. Quem ela é de verdade?

As únicas tatuagens visíveis enquanto pegava o caderno de desenho e o entregava à amiga eram as que envolviam seus pulsos como pulseiras – apenas uma palavra de cada lado: história e verídica.

Tudo muda quando, em uma de suas viagens pelo mundo, Karou é atacada por um anjo. E, querendo obter explicações, ela vai atrás de seres perigosos e coloca sua vida em risco.

Ao mesmo tempo, conhecemos Akiva – um serafim guerreiro – que, junto com seus irmãos, começam a marcar todos os portais de Brimstone para o mundo humano, com o objetivo de extinguir o comércio dele. Apesar dos serafins e quimeras serem inimigos há séculos, nós não entendemos porque Akiva possui essa missão específica. Mas, no decorrer da história, através do seu ponto de vista, descobrimos segredos, o conhecemos melhor e nos apaixonamos.

Os protagonistas se envolvem e sentem algo muito forte um pelo outro. Algo tão forte capaz de destruir barreiras. Capaz de mover montanhas. Me peguei torcendo pelos dois a maior parte do tempo, é uma história realmente emocionante! Voltamos ainda, no passado, para conhecer um pouco mais desse novo mundo, chamado Eretz. A propósito, trouxe o mapa pra vocês:

Feita de fumaça e osso foi muito bem construído, com uma escrita envolvente e fácil, nos mergulha nesse universo incrível. Adorei a relação do título com a história, o motivo para colecionar os dentes, o que Karou é, assim como, outras coisas. Foi uma leitura rápida, que me prendeu do começo ao fim! Estou apaixonada e já vou pegar a continuação!

Comecei a ler com zero expectativa, sem conhecer nada da história, muito menos a sinopse! E fui surpreendida, virou um favorito! Indico para todos que adorem fantasia: não irão se arrepender!

A esperança pode ser uma força poderosa. Talvez não haja magia real nela, mas, quando você sabe o que mais deseja e mantem isso aceso como uma chama dentro de si, pode fazer coisas acontecerem, quase como mágica.

AVALIAÇÃO: 5/5

“Karou? – Akiva conhecia aquela palavra. Significava esperança na língua do inimigo.”